sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Perdas e ganhos que tive com a doença

Quando adoecemos apenas olhamos para todos os prejuízos que a doença nos provoca em nossas vidas!
Nunca contabilizamos os ganhos que ela nos traz! Mas se mudarmos o nosso ângulo de visão, podemos descobrir também os ganhos!
Com a minha doença perdi o meu trabalho que já disse considero sagrado! O contato diário com os amigos, a satisfação de participar de projetos interessantes, o cotidiano de uma instituição da qual sentia orgulho de participar. Minha doença leva a aposentadoria por invalidez.  Não fazia parte dos meus planos me aposentar!
O tratamento me prende 3 vezes por semana, durante 4 horas diárias, as segundas, quartas e sextas-feira. Não posso fazer nada durante esse horário, sejam festas de aniversários, Natais, etc.
Chuvas, temporais, tempestades, alagamentos, nada, absolutamente nada, muda isso! Tenho que estar na máquina esse horário!
Perdi a liberdade de comer o que quiser na quantidade que quiser. Até a água precisa ser controlada! Para alguém que bebia com facilidade 2 litros de água isso foi terrível! Até hoje, sofro com essa restrição e luto para chegar no meu peso seco no dia de hemodiálise!
Frutas que adoro, verduras que nem tanto! Agora preciso controlar por conta do potássio, fósforo! É uma verdadeira ginástica! Se fizer uma tabela do que pode e do que não pode, a gente desiste de viver! No entanto, uma certa rebeldia é possível:! (Entendam como quiser!)
O resumo da ópera é que perdemos muito a nossa liberdade de viver,de ir e vir e de comer!
Mas o reverso da moeda também é possível!
Pude me reaproximar de minha família, especialmente de minha mãe e de minha irmã! Isso foi de significativa importância para minha vida! Passo todas as manhãs com a minha mãe e só Deus sabe o porquê disso! Vejo meu pai todos os dias para acompanhar as suas traquinices ( Depois do Mal de Alzheimer virou uma criança teimosa!)
Posso acordar tarde, coisa que nunca fiz em toda a minha vida! Sempre acordei muito cedo e mesmo nas férias o hábito não deixava que eu acordasse tarde!
Ganhei novos amigos: Gilbertão, Albertino, Hunaldo,e tantos outros que dividem comigo suas histórias, antes e durante as sessões de hemodiálise. Os técnicos de enfermagem, os enfermeiros e os médicos que agradeço e peço a Deus verdadeiramente por eles pois são imprescindíveis em nossa vida!
Sempre tive uma preocupação com a minha família (pais e irmãos)! Hoje posso dispensar alguns cuidados mais efetivos com eles!
É preciso saber ler o que a doença nos traz de benefícios! Nada acontece por acaso! Nunca fiz maldições da doença, pois acredito firmemente que se aconteceu comigo é porque tinha que acontecer! Apesar de todos os prejuízos e limitações podemos ressignificar tudo em nossa vida!

2 comentários:

  1. Como em toda família a nossa também tem problemas, desavenças, discussões e também ofensas, mas independente de tudo isso somos uma família que também é unida na saúde e na doença, nas tristezas e alegrias, no choro e no riso. Ainda bem que conseguimos restabelecer os laços que nos une e peço sempre a Deus, anjos e santos que lhe devolvam a saúde e principalmente que nunca desanime diante dos obstáculos e muito menos nunca perca a vontade de viver. Torcemos muito por voce.Fé, fé, fé,fé e sempre muita fé em Deus.Sua irmã.

    ResponderExcluir
  2. LÚCIO , SEJA FIRME MEU AMOGO!

    ResponderExcluir