domingo, 24 de novembro de 2013

Meus amigos....

Antes de minha doença, por volta do mês de setembro de 2012, tive um sonho com um velho amigo. Fazia tempo que não nos víamos. Por um período de tempo relativamente longo, tivemos uma convivência muito próxima. Depois, pelas contingências da vida nos separamos e sempre que nos reencontrávamos era aquela festa. A nossa amizade resistira apesar do tempo e das distâncias.
Voltando ao sonho, fiquei preocupado e o procurei no Facebook. Tomei um susto! Meu  amigo Aldo estava careca, usando um chapéu e muito pálido. Fui até a sua casa e fiquei sabendo que um câncer de estômago o acometera. Fiquei muito triste com a notícia, pois o Aldo era um amigo querido! Sem alardes passei a visitá-lo praticamente todos os dias antes de ir ao Senac. Ficava em sua casa uma hora, conversando e falando amenidades.
No mês de novembro, após a minha doença, ele foi algumas vezes ao hospital, retribuindo as minhas visitas. Soube que depois da visita ao hospital ele passou mal e precisou ser internado, provavelmente por estar com o organismo debilitado. Depois, ao sair do hospital, ele me visitou alguma vezes em casa.
Depois disso ele foi se debilitando mais enquanto eu ia aprendendo a administrar a minha doença. Nós tratávamos com o termo "Velhinhos".
Ia a sua casa até que meu amigo se internou no Hospital São Lucas. Era o começo do fim! Convidei meu amigo Pe. Wagner para que administrasse os Sacramentos e assim foi feito. Depois de alguns dias, para descanso dele e nosso o meu amigo morreu. Dentro de mim a convicção de que não o abandonei, e fiz o que pude para que ele se sentisse acolhido na minha amizade.
Quando se adoece vira-se uma carta fora do baralho! Quando encontro algumas pessoas, quase noto em seus olhos a surpresa por ainda não ter morrido. Sinto-me um incômodo aos demais! Hoje, ando de bengala pois tenho fraqueza nas pernas.
Amigos? Tenho muitos! Basta ver no facebook! Mas não sei por onde andam!! Sumiram praticamente todos!
Sei de praticamente todos os pretextos do abandono! Muito trabalho! Falta de tempo! Aumento da carga de trabalho! Posso estar enganado mas é exatamente assim que me sinto!
A realidade é que é difícil conviver com um doente sem que isso mexa em seus medos! Esse doente sou eu amanhã! A doença chegará para todos,é apenas uma questão de tempo!
A morte pode chegar antes na vida de qualquer pessoa! E um doente crônico é uma prova viva disso!
Não faço críticas aos meus amigos, apenas lamento a sua falta pois para mim a amizade é algo muito próximo da irmandade e sentir o abandono é vivenciar um luto doloroso!
Espero que essa texto sirva de alerta, pois amanhã os papéis poderão estar invertidos, e de coração, não desejo pra ninguém que passem por tudo o que tenho passado.

4 comentários:

  1. Olá, meu amigo Lucio! Imagino como tem sido dificil esta mudança brusca de rotina, mas sei também que tem conseguido a cada dia uma superação... Me desculpe a ausência, não vou justificar aqui que é trabalho, mas tenho andando muito frágil, emocionalmente e como consequência o corpo tem pedido socorro. Mas acredito que saber que mesmo ausente você pode contar comigo. Coloco mais uma vez a disposição o meu espaço de trabalho que costumo a chamar de "máquina dos sonhos" para que possamos tentar vializar alguns dos seus projetos. Grande Abraço e que nosso Deus cuide sempre de você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei comovido com seu comentário uma vez que você se fez minha amiga recentemente, pouco tempo antes de que eu adoecesse. Foi ao hospital e a minha casa várias vezes.Honestamente não sei se te encaixaria nesse contexto, pois para mim você sempre se fez presente apesar do pouco tempo de nossa amizade. Obrigado pela visita ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Lucio, parabéns pelos textos. Seu blog pode ser uma forma muito saudável de elaborar as perdas, o sofrimento e inclusive para aproveitar o tempo ocioso da hemodiálise!!!!! Quem sabe um livro escrito por você hein, contando seus desafios e as mudanças em sua vida?!!!! Com certeza será muito bem escrito. Abraços, Ana Luiza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana1 A ideia do livro pode estar sendo gestada! Quem sabe?

      Excluir