terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nunca quis me aposentar...

A aposentadoria nunca esteve em meus planos. Trabalho desde os 14 anos de idade e sempre considerei a aposentadoria uma possibilidade fora de cogitação.
Vi amigos e até um irmão perderem completamente o sentido da vida após a aposentadoria. Ter o dia todo livre enquanto os nossos queridos estão ocupados acaba sendo uma prisão. Essa minha concepção me levou até a elaborar um projeto de Preparação para a Aposentadoria, no Senac, o que não foi bem aceito, ou talvez eu não tenha sido competente para defendê-lo. A verdade é que nunca quis me aposentar.
No hospital, logo que recebi o diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica, fui pesquisar na Internet, e assim que acessei a Cartilha dos Direitos do Renal Crônico, o mundo desabou sobre os meus ombros. Teria que me aposentar! Todos os meus projetos se acabariam ali! Foi difícil não demonstrar minha angústia a Dani que estava ali sempre sobressaltada com todas a noticias ruins que chegavam a cada momento. Achei graça quando ela foi até à Clinese conversar com a assistente social e me deu a notícia de que eu deveria me aposentar. Lembro de sua expressão de tristeza e desapontamento, mas eu já sabia.
Há muito tempo que vinha trabalhando os três turnos ( manhã, tarde e noite). Foi assim que paguei a primeira casa que compramos e muita gente boa esquece disso.
Era assim que mantinha a minha família! 
O Senac em minha vida foi um grande presente de Deus! Acho que Deus quis me presentear ao colocar em meu caminho esse gigante chamado +Paulo do Eirado Dias Filho! Por incrível que pareça foi dele o primeiro "diagnóstico" da minha doença. Em uma conversa reservada em sua sala, ele me chamou a atenção para o fato de ter notado uma queda na minha produção. Disse isso com  convicção mas com um respeito muito grande.Nos últimos meses minha qualidade de trabalho vinha caindo vertiginosamente! Acordava bem, mas quando chegava as 9 horas, era tomado por um sono violento que fazia com que dormisse em qualquer lugar! Não tinha ânimo para tocar mais nada!
No Senac consegui realizar muitos sonhos que não pude fazer nas escolas por onde passei: O projeto foguetes que  teve uma resistência muito grande, afinal o que o Senac tem a ver com foguetes? Não sei, mas o evento foi um sucesso! Mais de trezentos jovens da Aprendizagem felizes mostraram o que o Senac tinha a ver com foguetes! 
O projeto +Miguel Nicolelis que era um projeto antigo meu foi abraçado por Paulo do Eirado dias Filho com coragem e sei o quanto ele sofreu a resistência! Afinal, mais uma vez, o que o Senac teria a ver com medicina, interface cérebro-máquina, macaca aurora? Mais uma vez, um auditório lotado com professores das faculdades e universidades, o atual reitor da UFS, e outros, mostrou o que o Senac tem a ver! O professor Nicolelis foi aplaudido de pé por todos os presentes e foi o Senac (?) o promotor do evento.
O projeto do Padre Roberto Landell de Moura. Grande brasileiro inventor do rádio. Mais uma vez fui motivo de piadas e gozação. Lembro da palestra do Hamilton Almeida, biógrafo do Padre Landell e de lágrimas nos olhos de alguns daqueles que fizeram gozação. Fomos o único Senac a homenagear o Padre Landell e figurar em publicações que rodaram em mais de 35000 jornalistas.
Lembro que em uma dessas ocasiões, sentindo a resistência de algumas pessoas do Senac, entrei na sala do Paulo e perguntei se era pra tocar mesmo o projeto. Ele me olhou fixamente nos olhos e reafirmou com segurança e voz firme: É pra fazer!  É ótimo ser comandado por um líder!
Esse é um pequeno resumo de minha vida profissional nos últimos três anos!
A aposentadoria nunca fez parte dos meus planos. No primeiro dia após a saída do hospital, fiquei perdido como o passarinho novo que cai do ninho! Não sabia para onde ir, o dia ficou longo, olhava para o relógio a toda hora, fui buscar minha filha mais cedo no hotelzinho, porque é muito triste perder algo que lhe é muito caro! Para mim, meu trabalho era algo sagrado! .

2 comentários:

  1. Querido Lúcio, obrigado pelas palavras carinhosas. Você sempre foi um idealizador de Educação - com 'E' maiúsculo. Por isso sempre comprei seus projetos, mesmo enfrentando essas alegadas resistências.
    E, para polemizar, me chamar de gigante não é bullying??
    Grande abraço e saúde

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo, não tenho culpa de na minha vida ter cruzado com um gigante! gigante no tamanho e nas ideias avançadas, na simplicidade e generosidade! Não sei de onde você tira tanta energia para ir tocando antos projetos! Meu abraço afetuoso!

    ResponderExcluir