sábado, 23 de novembro de 2013

Meus pais...

É: bom saber que eles ainda estão por aqui, e poder vê-los todos os dias após a minha doença se constitue um doce alento.
Eles são fortes, apesar da idade! Demonstraram isso com a perda de dois filhos em situações dramáticas!
Prosseguiram a vida cumprindo a difícil missão de serem pais de verdade!
Meu pai aos 82 anos de vida, luta com um câncer de próstata e hoje com Mal de Alzheimer é apenas sombra do homem forte e inteligente que já foi. Deixo aqui um alerta para as famílias que tem idoso. Se não houver uma vigilância, o Mal de Alzheimer destrói todo o legado que essa pessoa construiu ao longo de sua vida. O idoso fica chato, pergunta a mesma coisa diversas vezes, fica teimoso, desconfiado dos outros, não quer tomar banho, dentre outros comportamentos que irritam a quem cuida. Isso é extremamente sério! É preciso levar em consideração que são comportamentos que ADVÉM DA DOENÇA.
Foi com meu pai que aprendi a gostar das plantas. Quando pequeno em nossa casa, ele me deu um cajueiro para cuidar. Em frente a nossa casa, plantávamos e aguávamos diversas plantas. E assim ele plantou grande parte do bosque que hoje serve a toda a comunidade.
Lembro-me dele correndo conosco na praia, sempre forte, altivo, perspicaz! Com ele aprendi muitas coisas que me foram úteis em toda a minha vida.
Lembro-me das festas de fim de ano, as brincadeiras, as risadas, os presentes e uma mensagem que ele sempre fazia questão de dar, pedindo a união da família e chamando  nossa atenção para uma maior entrosamento entre os irmãos.
A minha mãe é uma grande alquimista culinária! Consegue fazer coisas na cozinha que sempre me surpreende! Um tempero maravilhoso!
Ao longo de minha vida sempre briguei muito com a minha mãe! Discordava de seus pontos de vista e ela dos meus! Mas nunca desisti dela! Sempre entendi que quando a gente briga com uma pessoa é porque a ama!
Quando a gente não ama uma pessoa o melhor caminho é o desprezo e a indiferença.
Antes da doença tive um problema sério com a minha mãe e deixei de frequentar a sua casa. Mas passava todos os dias de carro e buscava vê-los para ver se estava tudo bem. Durante esse período vivi um luto de pais vivos e só eu sei o quanto foi difícil para mim esse período.
A doença me resgatou isso que sempre foi tão caro para mim!
Quando sai do hospital a primeira pessoa que quis ver foi a minha mãe! Poder ouvir a sua voz me recebendo foi algo divino!
Percebi que meus pontos de convergência com ela são infinitamente maiores que meus pontos de divergência! O que nos une deve ser mais forte do que o que nos separa!
Os nossos pais são o nosso porto seguro, mesmo velhos, alquebrados pela idade, sofridos,  podemos deitar nossa cabeça em seus colos! Podemos chorar as nossas mágoas e frustrações da vida! Eles não rirão de nós! Eles nos perdoaram de todas as nossas ingratidões! Porque são pais verdadeiros!
Termino essa postagem com lágrimas vertendo em minha face! Nem sei porque choro!
Mas agradeço a Deus pelos pais que tenho e peço que os conserve pelo tempo que for necessário com saúde e sem tanto sofrimento!
Obrigado pai! Obrigado mãe pela vida que me deram!
Bença Pai! Bença mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário