quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A rebeldia como afirmação da vida

Durante os 13 dias internado, fui submetido a uma série de mudanças impostas pelos médicos: mudanças na medicação, fisioterapia, dieta, etc...

Mas posso dizer que a minha vida foi sempre marcada por uma inquietude interior desconcertante. Uma rebeldia que sempre me levou a questionar ordens e sanções impostas por quem quer que seja. Depois de alguns dias comendo a dieta prescrita, em determinado momento chamei a minha esposa Danielle e dei uma ordem de forma autoritária e imperiosa: - "Pegue dinheiro na minha carteira, desça na lanchonete e traga um salgado para mim". Ela me olhou com os olhos arregalados e tentou argumentar com delicadeza. Fui mais incisivo e duro: " - Vá agora e traga pois eu estou mandando". Naquele momento meu pensamento estava impregnando com a ideia da morte iminente. Se já iria morrer porque me privar de comer algo que tivesse sabor? Esse fato aconteceu por várias ocasiões durante o internamento.

Depois com o passar do tempo, distanciando-me do fato, pude constatar que toda aquela rebeldia no hospital era a minha atitude de reafirmação da vontade de viver, que não poderia ser diferente de tudo aquilo que vivi ao longo dos meus 44 anos de vida. Não seria a doença nem a morte que me faria aceitar com passividade seus caprichos.

Sou assim mesmo, meio teimoso e rebelde diante das vicissitudes que a vida me impõe.

4 comentários:

  1. Meu Caro Lúcio, eu diria que sua reação foi típica de um
    guerreiro. Resistir, resistir e resistir .Nenhuma ameaça mudará isto.
    Não deixar-se abater e seguir a vida com coragem.Seu nome é
    resiliência. Lhe tenho muita admiração. Abraços
    Betania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betânia. A luta tem sido grande mas continuamos nela e só desistiremos aos 45 minutos do segundo tempo. Conto com o seu apoio. Abrraços.

      Excluir
  2. Lúcio, lembre de algumas questões tais como a ida a Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife, você no translado do Congresso ao hotel no fundo do ônibus cantando e tocando violão melodia boêmia cheia de esperança....a fé, a vida e a essência de ter deixado um legado...continuar seus relatos é saber ser feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Socorro, farei uma postagem envolvendo esses temas. Grande abraço

      Excluir