sábado, 14 de dezembro de 2013

Meus (?) médicos!

Todas as vezes que reflito sobre a Medicina meu pensamento se ocupa em imaginar todo o conhecimento acumulado ao longo da História da Humanidade. Como esse conhecimento foi passando ao longo do tempo até chegar aos nossos dias, com todo o avanço que conseguimos ver.
Nesse contexto, os médicos são depositários de todo o conhecimento humano voltado à manutenção da saúde e no enfrentamento de doenças que foram aos poucos sendo vencidas, outras controladas. Esse aspecto deu aos médicos uma posição justa de destaque social.
Mas queria aqui fazer uma referência especial aos meus médicos:
- Doutora Maria das Graças Cavalcante, que me atendeu em um momento difícil,quando a minha pressão estava a 18 por 12, apesar de estar tomando o remédio recomendado. Lembro de sua preocupação comigo e da forma diligente com que me  atendeu. Infelizmente, acredito que a lesão no rim já estava feita.
- Doutora Eny Sá Garcez, entrou no quarto do Hospital Primavera com a mesma suavidade que entrou em minha vida. No primeiro encontro parecia estar pouco à vontade, mas aos poucos foi desenvolvendo o seu papel de dar noticias pouco alvissareiras. Aos poucos foi mostrando o seu sorriso, quando faz diariamente o seu passeio peripatético. (Para não suscitar interpretações equivocadas: vou colocar aqui o sentido de peripatético: Em perpétuo movimento; peripatético deriva do grego "perípatos", um pátio onde se pode passear. Aristóteles era um filósofo peripatético, pois ensinava caminhando. Gostava de andar compassadamente em volta do perípatos de seu Liceu, hábito que deixou para os futuros pensadores e inspirou o que viria a se chamar Escola Peripatética de Filosofia. Seguindo a mesma linha de raciocínio, Jesus pode também ser considerado peripatético.
- Doutor João Vitor, parece aquele nosso amigo de escola, com o seu jeito descontraído, gosta de estar sempre brincando conosco. 
- Doutora Bianca parece uma professora quando faz suas orientações e intervenções. Olhos claros bonitos e sempre atenciosa.
- Doutora Fernanda Brito é sempre elegante e educada! Fala com suavidade e parece sempre estar enxergando algo mais além.
- Doutora Ana Vhale - Posso dizer sem nenhum exagero que essa mulher me devolveu a fé na minha recuperação. Quando todos pareciam estar contando com a minha morte iminente, inclusive eu. Ao ser atendido por essa médica logo que sai do hospital, a forma como olhou para mim, as palavras que foram pronunciadas com tanta simplicidade, sem condenações, fizeram com que eu voltasse a acreditar que seria possível passar por essa adversidade.
Quando fui internado estava com a pressão alta, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, glicemia desregulada, ou seja, faltava pouco para fechar o diagnóstico de morte. Não culpo os médicos pela forma como expressavam as suas impressões. Apenas ressalto que a forma como fui atendido pela Doutora Ana Vhale fez uma enorme diferença na minha crença e na recuperação.
A todos vocês que escolheram cuidar de pessoas com competência e responsabilidade meu muito obrigado! Que Deus possa retribuir a vocês tudo em dobro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário