terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A consulta pré-transplante!

Depois de um longo período sem postar, envolvido com os preparativos da viagem para a consulta pré-transplante que ocorrerá no próximo dia 17 de dezembro, resolvi contar essa história.
Foi um longo processo de dúvidas com relação à possibilidade de transplante! Quando ainda estava internado no Hospital Primavera, meu irmão Graciano se ofereceu para doar o seu rim!
Fiquei comovido com o seu gesto mas também muito apreensivo! Afinal, um transplante não mexe apenas com a minha vida mas com a de uma outra pessoa, que embora tenha se oferecido espontaneamente tem seus relacionamentos e sua dinâmica própria.
Também no começo, achava que deveria encarar a doença como algo que veio para mim com o objetivo de me ensinar algo. Na minha cabeça, deveria passar por isso com altivez!
Por outro lado, o meu irmão Graciano é quem tem cuidado diuturnamente dos meus pais que já estão velhos e com as suas doenças!
Guardei secretamente os meus temores até que um dia, em conversa com a minha amiga Ivanilde Menezes, que com a precisão de um raio, com suas perguntas instigantes, provocou em mim reflexões inquietantes!
Busquei ajuda com a psicóloga Ana Luiza da Clinese, que foi conduzindo-me num processo de aprofundamento e amadurecimento para tomar a decisão de ligar para o Hospital do Rim e Hipertensão em São Paulo.
Confesso que quando do outro lado da linha, alguém atendeu a ligação, senti um impacto no meu coração, mas não dava mais para retornar!
A hemodiálise tem piorado sensivelmente a neuropatia diabética! Sinto fraqueza nas pernas o que me obriga a andar de bengala! Já cai diversas vezes machucando os joelhos !
A sensação de cair é extremamente desconfortável e quando isso acontece na presença de outras pessoas, sente-se um sentimento impróprio de vergonha e humilhação que mexe com os nossos brios!
Essas preocupações me levaram a crises de ansiedade e depressão que me tiraram o sono! Vagava nas madrugadas pelas ruas do meu bairro, correndo riscos de ser assaltado ou mesmo sofrer algum tipo de violência!
Busquei ajuda na acupuntura o que me devolveu o equilíbrio emocional e psicológico! Tenho feito também hidroginástica com o objetivo de queimar calorias e fortalecer a musculatura, depois de ter tentado andar de bicicleta e ter caído com os joelhos no chão e ter me ralado doloridamente!
Essas atividades embora pareçam pequenas para mim representam atitudes de busca e superação de dificuldades gigantescas na administração da doença!
Continuo sentindo medos! Mas exercito a minha fé nas promessas de que Deus estará na condução de tudo, e tudo acontecerá a partir de sua vontade!!

2 comentários:

  1. Lúcio,cada vez que leio suas publicações fico bastante emocionada com a força que tens tido na sua luta contra contra essa doença, digo isso, pois sei que não é fácil tudo que tens passado, pois há exatamente 12 anos passados meu cunhado foi acometido de uma insufiência renal, que dentro de exatamente 1 ano e 3 meses, perdeu os dois rin , toda a família ficou muito apreensiva pois ele na época tinha apenas 27 anos, e sendo assim, ficava mais difícil aceitar com naturalidade tudo que acontecia, mas acredito que nada acontece por acaso, e que através de coisas inexplicáveis é que DEUS trabalha na nossa vida. Desejo do fundo de meu coração que vc continue com essa fé e tenha a certeza que Deus sempre faz o melhor para nós, tenha a certeza que nas minhas orações não esqueço de orar por você. Lúcio, sempre acreditei na tua força e na tua capacidade de dar a volta por cima, de saíres das situações mais críticas e delicadas. Sei que esta batalha está a ser bastante dura, mas tenho certeza que, graças à tua coragem, e se for da vontade de Deus, vais sair desta também. Por isso, não percas nunca a esperança de que o futuro só te reserva coisas boas, pois és uma pessoa muito especial, para todos os que te cercam, para todos os que já tiveram o prazer de desfrutar do teu convívio e da tua alegria. Tenha fé, pois eu tenho a certeza de que tudo vai dar certo, e não vai demorar tanto assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcia! A força vem do Alto! Somos pequenos e Frágeis! Só Deus pode nos dar a força que precisamos para enfrentar as adversidades da Vida!

      Excluir